quinta-feira, 11 de setembro de 2014

DESFILE FARROUPILHA - 2014


“EU SOU DO SUL”
 
Neste ano é tema geral adotado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – RS, nos festejos farroupilha.

O DESFILE TEMÁTICO, que acontecerá no dia 20 pela manhã, terá dez invernadas que apresentarão nesse teatro a céu aberto assuntos que estribam o “orgulho de ser gaúcho” passando por: Nossa gente; Chimarrão e churrasco; A música e dança; A indumentária; A bandeira e o brasão; A fisionomia do estado; A lide campeira; A iconografia - monumentos; A revolução farroupilha; POESIA E TROVA.

Esse espetáculo apresentado em forma de desfile envolverá mais de mil pessoas oriundas de entidades tradicionalistas gaúchas e entidades culturais.

O Miura Clube Gaúcho e Antigos (entidade cultural), integrado na 8ª invernada (grupo) – coordenada pela tradicionalista, sócia do Miura e coreografa ANA MARTA VASCONCELOS POCHMANN – apresentará o tema TROVA e POESIA, juntamente o Departamento de Tradições Gaúchas – GAÚCHOS DO SÃO JOSÉ, os CTGs ESTÂNCIA DO RUBEN BERTA, VINTE DE SETEMBRO, VENDINHA, os PIQUETE APORREADOS DO 38 e BOLICHO DO ARMANDO, o DCG MESCLA DE GUAPOS e  ROTARY CLUB RS, irão homenagear poetas e trovadores regionalistas e de nível internacional com berço na querência gaúcha e rio-grandense.

Neste desfile, o Presidente Zacarias Balbi e a família miureira e antigos, participará com o Ford 1929 – trazendo ANTONIO AUGUSTO FAGUNDES – “O NICO” – como é conhecido para os gaúchos – escritor, poeta, historiador, maestro da comunicação e televisão gaúcha, compositor, professor  .... que juntamente com outros valiosos ícones da poesia e da trova serão alvo de referência durante o espetáculo.

Retratar e indicar todos os nomes que contribuem nestes tema – “trova e poesia” – neste desfile é realmente impossível.

Para nós o que resta é orgulhosamente exaltar as mais variadas contribuições das diversas etnias formadora do povo gaúcho, seus usos e costumes, a tradição e o amor ao nosso pago, bem como a contribuição de cada poeta, de cada trovador, ...

Neste quadro, o Ford 29 retrata uma época de nossa sociedade, trazendo valores e ideais de ontem, de hoje e do amanhã pelo qual o povo gaúcho sempre altivamente lutou, defende e preserva os pilares de LIBERDADE, IGUALDADE e HUMANIDADE.

Assim o MIURA CLUBE GAÚCHO e ANTIGOS juntamente com os demais participantes escrevem outra página na história tradicionalista gaúcha e na história da nossa querência amada – a capital mundial dos gaúchos – a querida Porto Alegre – bradando: “EU SOU DO SUL!”

Buenas, o Presidente Zacarias reforça o convite a todos para assistirem a transmissão ao vivo do DESFILE TEMÁTICO FARROUPILHA, através da internet TV TRADIÇÃO e dos canais de televisão, no dia 20 de Setembro, a partir das 08h00min horas da manhã, deixando um forte abraço a todos os amigos, gaúchos e gaúchas de todas as querências.

 
VITOR HUGO S. POCHMANN,
Jornalista – matr. 16211 – DRT – RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário